Faculdade vale a pena? O que penso sobre ensino superior no Brasil #shorts

Faculdade é essencial mesmo? Quase metade das pessoas formadas em 2020 não conseguiram emprego.

E infelizmente, esse número vem crescendo ano a ano.

Pessoas em busca da resposta sobre como conseguir emprego mesmo possuindo um ensino superior.

Eu sei que, se você chegou até aqui é porque tem uma vontade enorme de encontrar o seu caminho e trilhar sua própria história, diferente da grande maioria das pessoas que passam a vida seguindo uma rota predeterminada.

Elas entram pra escola quando crianças e vão nessa sequência por anos, até se formarem no ensino médio. Aí sentem a pressão da sociedade, dos pais, dos amigos e de outros relacionamentos para entrar para faculdade, e precisam decidir aos 17 ou 18 anos, qual será sua profissão pelo resto da vida.

Começam então a época de faculdade, 4, 5, 6 anos em média, ralando pra estudar. E, muitas vezes, ainda conciliam com trabalho, vida social e familiar.

Anos passam e chega a tão esperada formatura, eeeee, uhulll!!!

Graças a Deus, agora vou entrar pro mercado de trabalho, atuar na minha área, me tornar referência, ganhar muito bem, ficar rico e aproveitar a vida…

lá pelos seus 65 anos, isso se você conseguir trilhar essa rota bonitinha que eu narrei.

O que acontece na maioria das vezes é que, depois de anos de escola e faculdade, os jovens que vão pro mercado de trabalho tradicional, se encontram numa verdadeira frente de batalha para conseguir uma vaga que pague um salário razoável, que toma a maior parte do tempo disponível… Não sobra quase nada para as outras áreas da vida – amigos, lazer, família…

Num outro cenário, existe uma grande parte dos que se formam não conseguem emprego
ou, se conseguem, não está relacionado à área de formação original.

Ou então, muitas vezes, a pessoa é contratada em uma função inferior à sua formação, por exemplo: um engenheiro contratado como analista, porque já existem muitos outros engenheiros, com muito mais experiência, aceitando ganhar apenas o piso de um engenheiro recém formado.

Para você ver que eu não estou exagerando, saca só esses dados:

No brasil, 40% dos jovens com ensino superior não têm emprego qualificado. Em 2019 o Censo da Educação Superior registrou 1.250.076 concluintes do ensino superior. Ou seja, 1.250.076 pessoas se formaram na faculdade ao longo do ano de 2019.

Nesse mesmo período, foram criados apenas 644 mil empregos formais. Ou seja, durante todo o ano de 2019 foram contratados formalmente aproximadamente metade do número de formandos no mesmo ano.

Se a gente buscar na história – pouco menos de dois séculos atrás – foi instituído o ensino tradicional, que visava a formação técnica para que pessoas pudessem trabalhar nas fábricas.

Para aquele período, a estrutura do ensino fazia sentido.

Mas o mundo mudou.

Hoje vivemos em uma sociedade que tem acesso a uma quantidade praticamente infinita de infomações bem na palma da mão.

O momento em que vivemos hoje é completamente diferente daquele de 150 anós atrás.

As empresas precisam de trabalhadores qualificados, mas mais do que isso, precisam de trabalhadores que saibam lidar e solucionar os problemas dos século 21.

O ensino formal não se atualizou para suprir essa necessidade. A realidade de hoje exige um novo olhar sobre a estrutura do ensino.

Se não fizermos as reformas encessárias para melhorar a formação de pessoas apra que o mercado possa então aboservê-las, o brasil vai ter muita dificuldade em crescer.

Esse insight veio do podcast que gravei com meu querido amigo @Joeljota.

Para conferir todo o papo que tivemos cola lá no canal dele.
#shorts

You May Also Like