Dicas para começar a investir! 16 Conceitos Essenciais

Dicas para começar a investir. Comece por aqui!

Assista nosso vídeo outro introdutório completo sobre investimentos, e aprenda definitivamente como começar a investir.


Vamos te explicar de uma maneira fácil, clara e divertida alguns conceitos do mercado financeiro, para que VOCÊ consiga tomar as melhores decisões pros seus investimentos. Aprender à investir não precisa ser chato. Confira todas as dicas para começar a investir já com sabedoria e resultados!

Dicas para começar a investir

Vou trazer aqueles conceitos que estão na maioria das explicações sobre investimentos, mas que ninguém te explica por ser “básico demais”. Vou falar de uma maneira mais abreviada sobre esses conceitos aqui. O básico que você precisa entender sobre eles.

Mercado ou Mercado Financeiro é a maneira para se referir a todo o universo que envolve operações de compra e venda de ativos financeiros. Porque o Mercado Financeiro é composto de milhões e milhões de agentes. Mas podemos dividir esse mercado em três tipos de agentes:
Investidores – Tem dinheiro sobrando e investem
Tomadores – Pegam dinheiro emprestado
Intermediadores – Conectam os investidores com os tomadores (Bancos e Corretoras)

dicas-para-comecar-a-investir

Essa troca dinheiro é feita na forma de “juros”. Juros é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro.

Para se certificar que esse ambiente seja eficiente e seguro, temos um principal órgão regulador. O Banco Central do Brasil. Duas de suas atribuições principais são: Supervisionar o Mercado Financeiro e Controlar a inflação.


Integre todos seus serviços financeiros em uma única plataforma

Conheça Aqui o App Domu 

O DOMU é uma plataforma completa de gerenciamento de portfólio, auxiliando o investidor desde o acompanhamento dos investimentos até a declaração do seu IR.


E por que a inflação é tão importante pro Banco Central?

A inflação descontrolada tem consequências graves para a economia de um país.

O que você precisa entender é que a inflação é o índice que apresenta o aumento de preços. Com o aumento de preços, o seu dinheiro vale menos e, consequentemente, você consegue comprar cada vez menos coisas, porque elas estão cada vez mais caras.

A inflação existe independente da medição pelos índices. Mas o principal deles é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ele é considerado o termômetro oficial da inflação no Brasil.

começar a investir

A taxa SELIC é a taxa básica de juros do Brasil. Ela é um mecanismo utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação. Ela influência todas as outras taxas de juros do Brasil e tende a ser a menor taxa na economia. E a cada 45 dias ela pode ser reajustada.

Essa SELIC META serve de parâmetro para uma taxa em especial: os empréstimos que os bancos realizam entre si todos os dias. Inclusive existe um nome para esses empréstimos: Certificado de Depósito Interbancário (o famoso CDI). E como são empréstimos de apenas 1 dia, o CDI é calculado em uma base diária.

Quando a rentabilidade do seu investimento está atrelada à um índice dizemos que é uma taxa PÓS-FIXADA, porque você só saberá o retorno PÓSteriormente, no futuro.

Mas existem investimentos que não estão atrelados diretamente aos índices e seu retorno é estabelecido antes. São os investimentos PRÉ-fixados.

Rentabilidade

Nominal – Sem nenhum desconto
Real – Descontada Inflação
Bruta – Com Imposto de Renda
Líquida – Líquida de Imposto de Renda

Renda Fixa é quando o investidor sabe previamente qual será a rentabilidade do ativo.
Isso vale se você levar até o vencimento. Mas se você quiser vender antes, alguns ativos tem marcação à mercado. Basicamente ela pode alterar sua rentabilidade e ai a renda não é tão fixa assim. Mas isso é um assunto que vou trazer com calma em outro vídeo.

Na Renda Variável, no entanto não há nenhuma certeza sobre sua rentabilidade, já que o preço do ativo pode sofrer variações o tempo todo. A principal diferença entre os dois, além da questão da garantia de rentabilidade, é o risco, que na Renda Variável normalmente é muito maior.

E para você ter uma ideia do risco, é muito usado o termo Volatilidade. A volatilidade é a intensidade da alteração de preços, o sobe e desce no valor do seu título. Quanto maior o sobe e desce, maior a emoção.

Você viu como tudo está interligado? O Mercado Financeiro é incrível.
Mas vamos parar por aqui hoje, essas são as dicas para começar a investir mais quentes do mercado. Muito obrigado por ter assistido o vídeo e espero que continue conosco!!

Fórmula Rentabilidade Real: { [ ( 1 + Rendimento) / (1 + Inflação) ] – 1} x 100.
{ [ ( 1 + 0,02) / (1 + 0,03) ] – 1} x 100 = -0,0997%

Continue acompanhando nosso Vlog  e  adicione nosso site nos seus favoritos. Confira as melhores dicas para começar a investir, para começar sem erros e aprendendo de tudo com os últimos acontecimentos!

———————–$———————$———————$———————-

0:00 INTRODUÇÃO
1:36 MERCADO FINANCEIRO
2:41 JUROS
3:02 BANCO CENTRAL DO BRASIL
3:15 INFLAÇÃO
4:27 IPCA
5:04 SELIC
5:31 CDI
6:00 RENTABILIDADE (PÓS-FIXADA, PRÉ-FIXADA)
6:56 RENTABILIDADE (NOMINAL, REAL, BRUTA, LÍQUIDA)
7:50 RENDA FIXA
8:28 RENDA VARIÁVEL
8:45 RISCO (VOLATILIDADE)
9:10 RESUMÃO


🔴 Inscreva-se no canal do Mestre Digital
Link » Canal MESTRE DIGITAL

= Acompanhe o Mestre Digital=

Blog Mestre Digital »

Política de privacidade Mestre Digital


Assista outros vídeos do nosso Vlog sobre investimentos:

>> Categoria Investimentos 

You May Also Like