Sumário
Aulão sobre diversificação: https://bit.ly/3iBlEt4
Para investir não é necessário que você tenha muito dinheiro, mas uma dúvida que mora na cabeça dos investidores é como diversificar ações com pouco dinheiro. Para entender se vale a pena diversificar uma carteira de investimentos, você precisa entender os fundamentos das principais vantagens de diversificar.
00:49 Por que vale a pena diversificar?
A diversificação protege a sua carteira de investimentos de um grande risco. Ao possuir diversos ativos a chance de estar exposto a grandes oportunidades aumenta. Podemos dizer que é completamente impossível acertar a próxima ação exponencial que irá crescer absurdamente na bolsa de valores.
01:34 O que é pulverização?
A pulverização ocorre quando compramos tantas ações que se torna praticamente impossível reduzir o risco não sistêmico.
01:54 O que é risco não-sistêmico?
É o risco de acontecer alguma perda grande na carteira de investimentos. Conseguimos manter a melhor rentabilidade com o menor risco.
O que é risco sistêmico?
É o risco impossível de ser evitado, independente do seu conhecimento sobre o assunto ou sobre o setor em que aquela empresa está inserida. Um grande exemplo disso é a impossibilidade de prever uma crise como a do Coronavírus (COVID 19), em que não poderia ter sido calculado que uma pandemia desse tamanho aconteceria.
03:12 Como evitar o risco não sistêmico?
A melhor forma de reduzir o risco não sistêmico é através da diversificação de ativos na sua carteira, principalmente a partir da diversificação de setores da bolsa. Acontece que em determinado ponto de diversificação não existe mais efeito de redução do risco.
03:30 O que a pulverização pode causar?
O excesso de “diversificação” causa uma perda significativa pelo fato de não ser possível acompanhar de perto tantos ativos. Caso aconteça uma grande concentração em uma determinada ação, assim como Como foi o meu caso com CIELO (CIEL3), em que a empresa possuía o monopólio das maquininhas de cartão, porém com a chegada de outras empresas como a Stone, Pagseguro (com moderninha pro) e Rede, a Cielo perdeu todo o seu diferencial competitivo e o que posicionava ela como um grande player do mercado.
04:49 O que são ativos descorrelacionados?
Ações descorrelacionadas são ativos que possuem influências indiretas de mercado. Ações de banco, por exemplo, possuem uma relação muito próxima em relação ao seu modelo de negócio e, portanto, são extremamente relacionados.
Para analisar os ativos correlacionados eu usei a plataforma Trading View!
Confira nossos produtos: https://bit.ly/3ix3DfJ
#brenoperrucho #jovensdenegocios #diversificação #jovens #diversificarcarteira #investimentos #rendavariável #ações